domingo, 7 de setembro de 2014

Caloirinhos


under the stars | via Tumblr

Há um ano estava eu na vossa situação, super contente ( em êxtase até) por ter entrado no curso de sonho, Ciências Farmacêuticas, na cidade de sonho, Coimbra. Aos que não conseguiram ainda, entrar no que realmente querem, não desistam! Ainda há 2ª fase, 3ª fase para alguns e ainda têm a possibilidade de voltar a tentar novamente para o ano... e não há vergonha nenhuma nisso. Tenho várias amigas minhas que este ano vão mudar para medicina, o seu curso de sonho. Continuaram a lutar e conseguiram... e não se arrependem nada de ter perdido um ano. Por isso, não desistam do que querem por vozes alheias... oiçam a vossa própria voz. Aos que já estão no que querem, PARABÉNS. Não vou dizer que a partir de agora é fácil e que a partir de agora é que começa a vossa boa vida, porque isso não é verdade... vai ser difícil, vai ser completamente diferente do que o que alguma vez viveram, vão ter muitos obstáculos pela frente. Mas, a verdade é que ao longo e no fim desse caminho custoso, vão ter mil e uma surpresas boas, vão conhecer pessoas que fazem com que os problemas não pareçam nada, vão conhecer capacidades que vocês não sabiam que existiam, vão conhecer sítios que nunca imaginaram, sensações que nunca experimentaram, boas e más. Resumindo, vão moldar a vossa vida como nunca antes puderam moldar. Vocês escolhem, vocês decidem, vocês enfrentam. Já mais ninguém o faz por vocês. Mas vai saber bem, vão ver. 
Quanto ao tão aclamado assunto das praxes, vou só dizer isto: Não tenham medo. Experimentem. Sabem que a televisão exagera. Ninguém vos vai obrigar a fazer o que não querem. Vocês podem, a qualquer momento, desistir da praxe ou apenas desistir de uma actividade que não acham adequada. Sim, há "doutores" que não vão achar graça a isso, mas também vai haver os que ficam do vosso lado. Agora, não faltem e não deixem de experimentar só porque alguém disse para vocês o fazerem. Não. Decidam por vocês e não generalizem, tal como todas as universidades são diferentes, também as suas praxes o são. Não vou dizer que são todas maravilhosas porque do que me contam eu era capaz de desistir de algumas, apesar de ser uma apoiante da praxe, da praxe que tive. Tenho apenas a minha experiência como base e ela diz-me que muitas das grandes amizades que fiz este ano começaram exactamente na praxe, que muitos dos alunos mais velhos que agora me ajudam e me dão conselhos, conheci-os na praxe. E  garanto-vos que, nenhuma caloira, por muito desrespeito que tenha demonstrado, vai sofrer ou fazer algo que vai contra os direitos humanos, nas minhas mãos. Eu vou praticar a praxe como a aprendi... um conjunto  de brincadeiras que aproxima e une os caloiros e faz respeitar os mais velhos.

Posto este grande discurso, como foram essas colocações?

7 comentários:

  1. consegui entrar no que queria (acho eu, ahah) :)

    ResponderEliminar
  2. Eu entrei em Educação Básica na privada , mas vou esforçar-me para mudar para a pública no próximo ano :)

    ResponderEliminar
  3. Eu até sou de opinião que quando trocamos de um curso para outro, para o que realmente sempre sonhámos, não estamos a perder anos!! :) Eu cá já vou para o terceiro de engenheria informática

    ResponderEliminar
  4. Adoro este texto. Infelizmente não entrei no curso que queria e estou muito desiludida. Espero entrar na 2ª fase... Mas tenho muito medo! Vamos ver.

    ResponderEliminar
  5. Foi exatamente o que eu quis, e decidi ir á praxe (:

    ResponderEliminar