quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Está na hora

Yesterday Got Late. | via Tumblr
É altura de vos explicar o porquê do meu estado de depressão de ontem e de outros dias que têm encontrado por aqui. Adiei contar isto aqui com medo que me identificassem ( pois não é uma situação comum) e também, confesso, por não querer tornar  isto real. No entanto, já não lhe posso fugir mais nem negar mais nada, é a realidade que eu tenho de assumir e aceitar.
O que acontece é que o meu namorado, a pessoa em que eu mais confio, vai estudar medicina para o estrangeiro. Não, não é Erasmus, vai mesmo para lá tirar o curso porque sempre foi o sonho dele ser médico e aqui não tem possibilidades de o ser devido às médias exorbitantes. Fez uns exames, em inglês, para ser admitido lá e passou, por isso agora é certo, ele vai para lá. Não me interpretem mal, eu estou muito orgulhosa dele e quero que ele vá para lá, nem nunca na minha cabeça me ocorreu pedir que não vá, pois para além de ser o sonho dele, é um curso que tem boas saídas de emprego. Estou mesmo muito contente por ele, e ainda para mais sei que não vai estar sozinho porque tem lá já um amigo que vai para o 2º ano e que eu conheci à pouco tempo,  sei que é uma pessoa porreira que lhe vai ajudar em tudo o que for necessário, dificuldades com a língua da região, com os estudos, etc.
No entanto, apesar disto tudo parecer óptimo para ele, eu não consigo deixar de me sentir horrivelmente mal e muito triste sempre que penso nisto. Estive praticamente desde que soube que ele ia mesmo embora ( depois de ser admitido) a dizer para mim própria "Não penses nisso, não fiques ansiosa já, quando vier a altura aí podes ficar triste". Pois bem, veio a altura. Daqui a menos de um mês ele parte para o país ( que não é Espanha, é bem mais longe) e eu fico aqui, longe dele por km. Sempre imaginei irmos os dois para a faculdade aqui, em Portugal, e até já fazíamos planos de nos encontrarmo-nos ao sábado e no domingo ficávamos com a família. Mas agora assim, ele só vem cá uma semana no Natal e cerca de 1 mês no Verão. Só o vou puder ver 2 vezes no ano e estou constantemente a perguntar-me se se consegue manter uma relação assim, por muito que as pessoas gostem um do outro. E não me venho cá falar de skyps e facebook porque segundo o amigo dele que está lá, ele só poderá ter tempo livre durante minutos, ele diz que lá tem de se marrar bem a toda a hora.
Eu acredito em relações à distância mas para mim isso era eu estar na faculdade em Coimbra e ele noutro sítio qualquer, mas em Portugal. Agora com uma distância de tantos km, já não sei.
O pior é que ainda não falamos bem da nossa situação, eu e ele, porque tanto eu como ele queremos aproveitar o tempo que estamos juntos para nos divertirmos e já sabemos que se tocamos no assunto vamos ficar triste ( e eu vou chorar). Mas o relógio não para e nós vamos ter de ter " a conversa"
*Desculpem o textão mas tinha de ser assim se realmente vos quisesse explicar tudo direitinho.*

37 comentários:

  1. Falem um com outro.. a relação pode resultar.. existem emails.. e para se verem usem o skype ou gmail porque mesmo que sejam uns minutos já tira mais as saudades.. pode ser complicado.. mas pode resultar

    ResponderEliminar
  2. Eu acho mesmo que têm que ter uma conversa séria. Falem e tentam perceber qual o rumo que querem seguir depois de discutirem todas as possibilidades (:

    ResponderEliminar
  3. Mesmo ficando tristes o melhor é falarem sobre o assunto. Perceber quais são as possibilidades dele vir cá mais vezes ou de tu poderes lá ir, ou até mesmo de terem um dia para falar um pouco mais. E só depois de todas as possibilidades postas em cima da mesa decidir qual o futuro que querem dar a vocês mesmos (:

    ResponderEliminar
  4. Parece mesmo muito complicado, mas pode resultar. Precisam conversar acerca da vossa situação e verem o que pode ser feito para que a vossa relação resulte (:

    ResponderEliminar
  5. oh querida, vocês precisam de conversar e quem sabe o vosso amor não resista a tudo isso! força

    ResponderEliminar
  6. Falem antes que a data se aproxime. Quanto mais cedo resolverem essa questão melhor.
    Certamente que vão arranjar uma solução :)

    ResponderEliminar
  7. Tambem tenho estado assim, eu cou para a Alemanha e o meu namorado fica aqui. Desde que me inscrevi neste programa que sei que m evou afastar dele, mas ate agora tenho consegui estar positiva e esperançosa, mas agora, com duas semanas para eu ir embora, tenho ficado cada vez mais triste e com medo :(

    ResponderEliminar
  8. Força princesa.
    Tens de falar com ele, não podes adiar mais, e a verdade é que há muitas relações que funcionam bem à distância.
    Agora tens de aproveitar todos os segundos com ele.

    ResponderEliminar
  9. ohh princesa nem qero imaginar o qe estás a sentir , eu estou aqi a morrer porqe vou separar-me do A. , pois vamos mudar de escola , mas mm assim vamos estar imensas vezes juntos só qe não todos os dias como antigamente , imagino tu qe só o vais ver duas vezes por ano , deve ser horrivel :/
    eu confeço qe provavelmente não aguentava uma relação assim , não qero parecer egoista , mas todos nós sentimos necessidade de ter carinhos do nosso namorado , temos necessidade de desabafar com o nosso namorado , e uma coisa era vê-lo nem qe fosse uma vez por mês , outra é duas vezes ao ano , se fossem mais velhos e fosse só um ano e depois tu até fosses ter com ele era uma coisa , agora assim , qe estão ambos a estudar , eu acredito qe vocês consigam superar isso , mas não qero ser má , só qe vai ser muito dificil , vais ter de ter muita força amor *

    ResponderEliminar
  10. Oh querida sei bem o que isso é. Há um ano atráz o Martim foi admitido em Erasmus e desde então que penso nisso. Agora faltam 7 dias para ele ir embora e o meu coração já está apertadinho. O pior é que não sei quando nos vamos voltar a ver, porque quando ele voltar eu já não estou cá, porque vou para outro país viver. Não sei como as coisas vão ser, mas sei que se gouver amor tudo se resolve. Desejo o melhor para ti e espero que corra tudo bem com a vossa relação ;)

    ResponderEliminar
  11. Muita força, fofinha!!
    Infelizmente as relações à distância são muito complicadas. Mas quem sabe, pode ser que resulte. Pode ser que consigas ir ter com uma ou outra vez. Tens é que aproveitar agora o tempo ao máximo e depois conversar com ele.

    ResponderEliminar
  12. r: irmãos são irmãos , independentemente do feitio deles têm o nosso sangue (:
    ahah espero qe o vizinho do meu maninho também tenha ahah
    pois não :/
    tinha medo qe não concordasses comgo , no fundo parece qe estamos a ser egoístas , mas não estámos , só qem passa por isso percebe . tens razão é muito tempo , mas calma as coisas podem resultar , e se não resultarem só têm de aceitar , por ele gostar tanto de ti é qe vai certamente compreender o teu lado , e pode não acontecer nada , e pode ser só uma fase qe no final vão superar com muito orgulho (:
    mas tens razão é muito raro encontrar pessoas assim , precisam mesmo de falar e decidirem o melhor para os dois , vai correr tudo bem vais ver , eu estou a fazer figas por vocês !

    ResponderEliminar
  13. não consigo imaginar tudo isso que sentes mas deve ser muito complicado! Estou realmente a torcer por vocês e que consigam ultrapassar isto da melhor maneira e que daqui a uns bons anos possam se orgulhar dos obstáculos que enfrentaram. Ninguém te vai dizer que será fácil mas sê forte meu bem! Acredita em ti e nele, espero mesmo que corra tudo bem! Se precisares d ealgo podes contar comigo (:

    ResponderEliminar
  14. ówn :s vais ver que vai correr tudo bem querida ! estou aqui para o que precisares, sabem bem *

    ResponderEliminar
  15. Não consigo imaginar o que estás a passar. Tu és forte, eu sei disso, e tu também!

    ResponderEliminar
  16. É uma situação tão complicada. Acima de tudo tentem entender-se. Falem um com o outro sobre a vossa relação, antes dele partir, e sobre o que pretendem fazer com ela. Não digo para ponderarem terminar, atenção! Apenas perceber se têm expectativas para o futuro ou não... A distância é tramada mas vocês podem ser mais fortes do que isso! Força :)

    ResponderEliminar
  17. r: exactamente! eu não conseguia ficar bem comigo mesma, a minha consciência pesava imenso se assim fosse mas pronto :O
    não tens que agradecer querida! força!

    ResponderEliminar
  18. Ohh :(
    Se vocês acreditarem em relações à distância porque não tentar? E mais importante é serem sempre honestos um com o outro.
    Força e beijinhos grandes.


    Não odeias nada :b

    ResponderEliminar
  19. não devias adiar mais. fala com ele, e quem sabe uma relação há distância funcione

    ResponderEliminar
  20. r: disso tens razão. acho que o mais importante é serem realistas e pensarem se as coisas têm ou não possibilidade de resultar.
    eu também não sou a força em pessoas, levava mas também havia de deixar alguma marca :)

    ResponderEliminar
  21. R: Mesmo não sendo tão longe como vocês, eu já falei sobre o assunto várias vezes com o meu namorado e ele tranquiliza-me sempre. Um dia destes (num dia em que nem tnhamos falado nisto) recebi uma mensagem que dizia "Neste momento um de nós até podia estar no Brasil que o que temos não desaparecia. Amo-te " e isso para mim chega. Pode ser que com vocês seja igual mas é a falar que se vêem as opções todas e se tomam decisões em conjunto :)

    ResponderEliminar
  22. Compreendo.
    Eu também estou distante do meu namorado, mas ambos estamos no mesmo país. Pode acontecer que ele queira tentar, há relações que mesmo assim funcionam :) E quem sabe se ele depois não quer continuar cá ou tu lá? :)
    Faço sim :)

    ResponderEliminar
  23. Oh, isso é horrível :x Mas acredita em vocês. Se lutarem pela vossa relação e se se amam mesmo, acredito que vão ultrapassar tudo e vencer a distância :)

    ResponderEliminar
  24. Deve ser horrível o que estás a sentir, eu não sei o que faria vai custar só pode-lo ver duas vezes no ano... Boa sorte e espero que mesmo a distância continuem juntos :)

    ResponderEliminar
  25. Tens que ter uma conversa muito sincera com ele para decidirem o vosso futuro. Muita força e acredita no futuro.

    ResponderEliminar
  26. r: claro , eu não resisitia sabes , para além de ser de fácil apego , sou uma pessoa qe adora carinhos , se o meu namorado não está comigo para o fazer e está outra pessoa é provável que me sinta atraida pela outra pessoa , mas isso não qer dizer qe não o ames , é algo perfeitamente normal , não és tu qe controlas as tuas emoções .. claro eu compreendo qe tenhas esse medo , mas sabes qe vais ter de ter essa conversa mais tarde ou mais cedo , e até podem decidir isso e apesar de custar imenso se pensarmos bem , se chegaram a essa conclusão é porqe ambos sabem qe não vão resistir e é provável qe se traiam mutuamente e nunca mais se falem , nesse caso é preferivel chegarem a uma solução e continuarem amigos , mas não vamos estar a fazer especulações , depois da conversa é qe podes pensar nisto , para já aproveita cada segundinho com ele , e sei qe não adianta estar a dizer «não penses nisso» , porqe é óbvio qe vais pensar , no teu lugar também estava sempre a pensar , mas tenta não lhe mostrar toda a tua preocupação , para não o preocupares a ele , sabes é que também deve estar a ser muito complicado para ele , pois se tivesse no lugar dele iria estar a sentir-me culpada por estar a fazer o meu namorado sofrer , tens de ter calma e pensar qe vai correr tudo bem (:

    ResponderEliminar
  27. r: tu queres é cheirar como eu, uhuh xD
    temos q combinar mais uma das nossas conversas no skype. já tenho saudades e pelos vistos estás mesmo a precisar das minhas barbaridades !

    ResponderEliminar
  28. Vai ser complicado e vai exigir muito de ambos - é a verdade, mas se no final de todo esse percurso continuarem juntos, então é porque isso serviu apenas para que a vossa relação ficasse ainda mais forte.

    Espero que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  29. A cima de tudo têm que pensar muito bem nisso, no que vai acontecer, no que vai ser de vocês. Espero que corra tudo da melhor maneira

    ResponderEliminar
  30. Sim, talvez vá trabalhar ou estudar. Os meus pais e irmão estão lá :)

    ResponderEliminar
  31. Força princesa*
    Vocês têm mesmo de ter uma conversa, sim vai custar, mas quando mais cedo falarem nisso mais tempo e cabeça "fria" (e fria de não estarem a pensar em cima da hora) vão ter para pensar em todas as possibilidades. Espero que corra tudo muito bem**

    ResponderEliminar
  32. A minha sinceridade extrema costuma ferir susceptibilidades, mas acho mesmo que desta vez, é o melhor para ti ler as minhas palavras e refletir por uns minutos nelas - mesmo que as lágrimas durante esses minutos caiam.
    Compreendo perfeitamente a tua situação, e só tu sabes o quanto amas o teu namorado, no entanto, por muito que adiem a conversa, ela terá de chegar.
    Na minha opinião, este tipo de relações á distância não resultam pois nós precisámos de apoio constante quando estámos a iniciar uma etapa tão provocante e nova como a universidade. Precisámos de alguém que nos oiça e acompanhe nos mesmos receios e novidades. Alguém que estando a kms, possa estar lá do nosso lado muitas vezes. Não é justo para nenhum de vocês - por mais que se amem, e acredito que sim - viverem a sofrer á distância e a verem-se raramente, sem tempo um para o outro. Mais cedo ou mais tarde um de vocês irá conhecer alguém que esteja perto e preencha todo esse vazio.
    É duro, injusto, triste e horrivel, acredito que sim. Mas a decisão certa a tomar será mesmo porem um ponto final na relação e seguirem as vossas vidas pois a dele será lá e a tua cá e nenhum merece passar o ano a sofrer exceto duas vezes.
    Força, vais ultrapassar isto!

    ResponderEliminar
  33. É uma situação mesmo complicada, mas têm de conversar! :x
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  34. Estas situações são muito complicadas. Muita força para os dois e espero que consigam ultrapassar isto juntos, mesmo estando à distância :)

    ResponderEliminar
  35. Têm de conversar... Essas situações nunca sei como ajudar porque nunca tive numa relação! Muita força para os dois!

    ResponderEliminar